Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artigo na Revista Científica do IBDFAM reflete sobre a colocação de idosos em família substituta por meio da adoção

    “A colocação de idosos em família substituta por meio da adoção: uma possibilidade?” é o questionamento levantado no artigo científico escrito pela advogada Patricia Novais Calmon. Presidente da Comissão da Adoção e do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família seção Espírito Santo – IBDFAM/ES, ela aborda o assunto na 37ª edição da Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões.

    No texto, ela aborda vários questionamentos que podem vir a surgir como, por exemplo, quais seriam os requisitos para que ocorra esta adoção, bem como se a disposição que impõe a diferença de 16 anos de idade entre adotante e adotando (art. 42, § 3º, ECA) seria aplicável ao caso.

    O artigo pretende trazer reflexões sobre diferentes questões para demonstrar a viabilidade da adoção. “Seria um meio de se buscar o direito à convivência familiar e comunitária do idoso, integrando-o a um núcleo de amor, pertencimento e dignidade”, afirma.

    Importância na atualidade

    A advogada explica que principalmente para a categoria de pessoas denominadas de “idosas órfãs” (tradução do termo “elderly orphans”, difundido na literatura inglesa), que são aquelas que não possuem cônjuges, filhos ou uma rede de apoio com a qual possam contar em caso de necessidade, a adoção poderia ser um meio de integração do idoso a um seio familiar, garantindo-lhe o tão almejado direito à convivência familiar e comunitária.

    Assim, a importância do tema surge a partir do aparecimento de casos concretos onde a adoção tem se mostrado, de fato, como a medida mais apropriada para a tutela dos direitos dos idosos.

    “Já existem ações tramitando no Judiciário, bem como a existência de projetos de lei abordando o tema. Todos são, inclusive, analisados no artigo. Por isso, trazer uma reflexão inicial a respeito do tema é essencial para que haja um início de debate sobre um tema tão novo e ainda pouco abordado”, diz.

    Desafios culturais

    Para Patrícia Calmon, outro fator preponderante para a colocação de idosos em família substituta, além dos desafios jurídicos, concernentes aos requisitos subjetivos e objetivos da adoção, são os obstáculos culturais que demonstram ser ainda mais difíceis nesse momento inicial de pesquisa e difusão da ideia.

    “É o caso da titulação pela qual esse idoso ingressaria naquela família substituta e, ainda, o questionamento a respeito da possível infantilização do idoso – de encontro com todo modelo de autonomia da pessoa idosa que se propõe nos dias atuais”, expõe.

    Segundo ela, “no artigo pretendeu-se demonstrar que estes obstáculos podem ser superados através de uma adequada análise do instituto da adoção, que visa integrar, não retirar a autonomia e independência desse idoso, vetores tão valiosos no contexto dos direitos dos idosos”.

    A autora enfatiza que a adoção não se confunde e nem substitui a curatela, que continua sendo instrumento adequado para casos de incapacidade de pessoas.

    “Muitas vezes, os obstáculos culturais são pautados no dogma oriundo dos romanos de que a adoção deve imitar a natureza, mas, de um modo geral, pretendeu-se demonstrar que tal dogma já se encontra superado em nosso direito das famílias, hoje pautado em laços de afeto, não mais puramente em aspectos biológicos”, afirma.

    Quer ler mais sobre o assunto? Confira, na íntegra, esse e outros artigos exclusivos. A assinatura da Revista Científica pode ser feita pelo site ou pelo telefone: (31) 3324-9280. Assine!

    • Publicações4569
    • Seguidores502606
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigo-na-revista-cientifica-do-ibdfam-reflete-sobre-a-colocacao-de-idosos-em-familia-substituta-por-meio-da-adocao/831691028

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)