Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    No Acre, internauta será processado pela Lei de Racismo por postagens homotransfóbicas

    “O enquadramento penal do inculpado no crime de racismo decorre de analogia à Lei 7.716/1989, tendo como fundamento preceitos resguardados pela Constituição Federal (art. , inciso III, e art. , inciso XLII, ambos da CF), tais como a dignidade da pessoa humana, a igualdade e mandamento de criminalização de condutas tidas como discriminatórias, incluindo-se neste último o combate a atos de homofobia e transfobia”.

    Com essa interpretação, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) apresentou, de modo inédito, denúncia com base na Lei de Racismo, em desfavor de um internauta por prática, indução e incitação à discriminação e preconceito contra uma transexual. O pedido do MP acreano foi acolhido em decisão do juiz Danniel Gustavo Bomfim A. da Silva, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco.

    De acordo com a denúncia, assinada pelo promotor de Justiça José Ruy da Silveira Lino Filho, titular da 9ª Promotoria de Justiça Criminal, em maio de 2018, a vítima fazia em sua página pessoal, em uma rede social, uma transmissão ao vivo sobre a inclusão do nome social das mulheres travestis e transexuais no título de eleitor, momento em que foi surpreendida pela intromissão do denunciado, que passou a postar mensagens depreciativas e de baixo calão em detrimento da vítima e da comunidade LGBT.

    Ainda conforme a denúncia, o teor discriminatório das mensagens era exclusivamente ligado à orientação sexual da vítima e da comunidade LGBT. No interrogatório, em sede policial, o homem confirmou ter feito as postagens, dizendo-se arrependido, apesar de acreditar que “não é certo o indivíduo receber o nome dado pelos pais e depois resolver mudar por querer trocar de sexo”.

    Em sua decisão, o juiz Danniel Gustavo Bomfim considerou que o conceito de raça é fruto de um contexto histórico, “sendo variável conforme o local e o tempo, não se resumindo a necessariamente uma similitude física entre pessoas que compõem determinado grupo racializado. Ou seja, não é uma definição estática, sendo possível o advento de novos grupos considerados raça, assim como o desaparecimento de outros grupos que antes eram considerados racializados”.

    A denúncia do MPAC e a decisão proferida pelo juízo penal vão ao encontro do debate em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento conjunto da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO 26) e do Mandado de Injunção coletivo (MI nº 4733), que pedem a criminalização específica de todas as formas de homofobia e transfobia, em face da omissão do Congresso Nacional em editar a legislação pertinente. As duas ações partem da tese de que a criminalização de todas as formas de racismo, expressa no artigo , XLII, da Constituição da República, incluiria as condutas de discriminação de cunho homofóbico e transfóbico, pois seriam espécies do gênero racismo.

    O julgamento foi suspenso em 21 de fevereiro e ainda não tem data para continuar. Até agora, os ministros relatores Celso de Mello e Edson Fachin já votaram pela procedência das ações e foram acompanhados pelos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

    “Atitude corajosa”, avalia vice-presidente do IBDFAM

    A vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Maria Berenice Dias, qualificou a denúncia do MPAC e a decisão do juiz criminal de “atitude corajosa”.

    “Corajoso o agente ministerial, corajoso o juiz, ambos sensíveis a esta realidade que só o legislador não quer enxergar. Com quatro votos muito significativos, o STF vem decidindo nessa linha no julgamento conjunto da ADI 26 e do MI 4733. Não dá para continuar convivendo com essa perversa e criminosa omissão do nosso legislador ao não criminalizar os crimes de ódio contra população LGBTI”, comenta.

    Ela observa que já houve a aplicação do crime de racismo em caso que tratava de discriminação contra judeus. “Existe o princípio da legalidade estrita, no âmbito do Direito Penal, segundo o qual as pessoas só podem ser processadas e condenadas quando há previsão legal de que aquela postura é criminosa, mas o que nós temos é um comando constitucional que já no seu preâmbulo proíbe qualquer tipo de preconceito e a manifestação confessadamente foi preconceituosa”, afirma.

    Maria Berenice Dias, que também é presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM, avalia que a iniciativa serve a uma finalidade didática. Ela esclarece: “Esse tipo de atitude, desse promotor e desse juiz, servem a uma finalidade didática, ou seja, está na hora de acabar com isso. Enquanto o legislador se omite há de ser a Justiça a dizer - nós vivemos num Estado em que a dignidade da pessoa humana é o comando maior - Achei a decisão perfeita, é algo que deve ser divulgado e comemorado pela comunidade científica”, conclui.

    • Publicações4569
    • Seguidores502609
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-acre-internauta-sera-processado-pela-lei-de-racismo-por-postagens-homotransfobicas/690638984

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)