Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IBDFAM vence Prêmio ABRAFH de Respeito à Diversidade na categoria “Entidade”

    O Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM recebeu, na noite de ontem, 17 de julho, o "Prêmio ABRAFH de Respeito à Diversidade" na categoria "Entidade”, como instituição que se destaca pelo trabalho em defesa dos direitos humanos, sobretudo no campo da defesa da diversidade sexual e de gênero. A escolha foi feita por votação entre membros da ABRAFH - Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas.

    O troféu foi recebido pela vice-presidente nacional do IBDFAM, a advogada e membro benemérita da ABRAFH, Maria Berenice Dias, representando o advogado e presidente nacional do IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira, que reforçou o empenho do IBDFAM e a importância de outros institutos que igualmente lutam pelos direitos da comunidade LGBTI+.

    “Não conheço nenhuma entidade que luta com tanto dinamismo e entusiasmo pela constituição familiar homotransafetiva. Me sinto ainda mais orgulhosa de ter participado da fundação das três instituições responsáveis pela realização do evento: ABRAFH, IBDFAM e a Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB”, afirmou Maria Berenice.

    Na categoria vencida pelo IBDFAM, também concorreram a Aliança Nacional LGBTI+ e a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Ainda foram premiadas as categorias “Personalidade” e “País”, vencidas, respectivamente, pelo deputado federal Jean Wyllys e pelo Canadá.

    A cerimônia de premiação marcou a abertura do 2º Congresso Internacional da ABRAFH, que tem como tema “As famílias LGBTI+ e a resistência no afeto. Contra qualquer tipo de retrocesso, avançaremos em proteção, dignidade e respeito”. O presidente da ABRAFH, Saulo Amorim, ressaltou a importância do evento: “Nós estamos fazendo história aqui e agora. Nossas famílias não aceitam mais a invisibilidade, não aceitam mais migalhas da tolerância. Nossas famílias saíram dos armários e estão aqui, nos espaços públicos, em meio a toda sociedade que, talvez ainda não seja ideal, mas que, aos poucos, graças a luta de cada um e cada uma aqui presente, ressignifica sua história e demonstra ter capacidade de descobrir o valor da palavra democracia”. O congresso acontece em Brasília até sexta-feira, 20 de julho.

    SIMPÓSIO

    O 2º Congresso Internacional da ABRAFH é voltado não somente à comunidade LGBTI+ brasileira, mas a todos os interessados. De forma simultânea, será realizado o II Simpósio Acadêmico-Científico ABRAFH (SIMPAFH), um espaço de discussão que ocorre paralelo às mesas de debate. De acordo com a organização, a proposta é reunir a produção acadêmica desenvolvida por pesquisadores em variados momentos da trajetória acadêmica, buscando estabelecer diálogo entre diferentes campos do conhecimento, na perspectiva da interdisciplinaridade, da diversidade sexual e de gênero. Sobretudo as pesquisas cujos temas, centrais ou tangenciais, sejam pessoas e famílias LGBTI+ e suas experiências.

    O evento conta com a parceria da Comissão de Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal e do Instituto Brasileiro de Direito de Família - Distrito Federal.

    • Publicações4569
    • Seguidores502607
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ibdfam-vence-premio-abrafh-de-respeito-a-diversidade-na-categoria-entidade/602063282

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)