Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão altera trechos do Projeto de Lei que garante maior proteção aos idosos

    Foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o Projeto de Lei que endurece o tratamento ao agressor em crimes praticados contra os idosos (PL 5.510/13). De acordo com a Câmara dos Deputados, a proposta aprovada proíbe a aplicação de penas alternativas em processos criminais que tenham pessoas da terceira idade como vítimas. O relator na comissão, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), defendeu a aprovação do texto, mas apresentou versão em que altera trechos do substitutivo aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família.

    Uma das partes retiradas do texto previa que seria admissível a aplicação de penas alternativas neste tipo de processo criminal, facultada a oitiva da equipe de atendimento multidisciplinar ou serviço similar. Em contrapartida, foi mantida a permissão de que o juiz determine a suspensão de empréstimo feito pelo idoso para garantir sua subsistência, além de acionar rede de apoio, o encaminhamento do agressor para tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, além do fim da curatela (se o agressor for o cuidador). No caso das mulheres, a Lei Maria da Penha (11.340/06) deverá ser aplicada subsidiariamente em crimes contra a idosa.

    Segundo Tânia Pereira, presidente da Comissão do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), o PL nº 5.510/13 busca consolidar um entendimento já firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ADI 3.096/DF, no qual a Corte conferiu interpretação conforme a Constituição Federal ao art. 94 do Estatuto do Idoso, estabelecendo que, apesar de incidir o procedimento sumaríssimo previsto na Lei nº 9.099/95 nos delitos cuja pena máxima não ultrapasse quatro anos, não se permita a aplicação de medidas despenalizadoras ou interpretação benéfica ao autor do crime.

    “Merecem prosperar as observações do relatório da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, tendo-se como indevida tal inserção do § 1º no art. 93. No artigo 94 do Estatuto do Idoso já há menção de aplicação subsidiária do Código Penal, que, satisfatoriamente, cuida da matéria. Assim, a substituição por penas restritivas de direitos deve seguir as previsões do art. 44 do Código Penal, aplicando-se quando preenchidos os requisitos legais”, esclarece.

    A advogada lembra ainda que previsão da lei não tem o condão de viabilizar, por si só, a efetiva proteção dos direitos da população idosa. Para ela, deve-se contar com uma rede de entidades responsáveis pela prevenção e apuração dos casos de violência ou negligência. Há também a necessidade de realizar projetos informativos, de proximidade com a população, que levem ao idoso e à sua família o conhecimento dos direitos garantidos aos mais velhos e às formas de prevenção e de identificação de possíveis abusos e agressões.

    “O maior desafio, hoje, é garantir um envelhecimento com dignidade e autonomia, de modo que é essencial que os programas criados tenham por norte o bem-estar do idoso e a manutenção de sua capacidade criativa e relacional, possibilitando a sua integração total no seio da sociedade. Além disso, é necessário que se retire o estigma de que os mais velhos são seres ultrapassados ou incapacitados, ampliando a sua participação ativa em diversas atividades e o estímulo de suas habilidades”, complementa.

    • Publicações4569
    • Seguidores502609
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-altera-trechos-do-projeto-de-lei-que-garante-maior-protecao-aos-idosos/435174773

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)