Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Pensão por morte pode ser acumulada com outro benefício

A pensão por morte é um dos benefícios da Previdência Social que não exige tempo mínimo de contribuição. Não há carência. No entanto, para que os familiares possam receber o benefício é preciso que o trabalhador tenha, à época do óbito, a qualidade de segurado.

Caso o óbito ocorra depois da perda da qualidade de segurado, os dependentes terão direito à pensão se o trabalhador tiver cumprido, até o dia da morte, os requisitos para obtenção de aposentadoria pela Previdência Social (leia abaixo as condições mínimas para a aposentadoria).

A pensão por morte faz parte dos benefícios que podem ser acumulados pelos segurados. Se um cidadão contribui para receber sua aposentadoria, ele não deixará de ter direito a uma pensão se seu cônjuge, também contribuinte, falecer.

O acúmulo é permitido em algumas pensões. É possível receber, ao mesmo tempo, pensão por falecimento de cônjuge ou companheiro com pensão por falecimento de filho ou duas ou mais pensões por falecimento de filhos.

No entanto, se houve falecimento de dois cônjuges (ou companheiros), o dependente não poderá receber duas pensões. Nesse caso, ele deve optar pela pensão que mais lhe for conveniente.

Também é possível somar o auxílio-acidente com auxílio-doença e pensão por morte. O auxílio-acidente é um benefício pago a quem sofre acidente de trabalho e, apesar de recuperado, fica com seqüelas que o impeçam de exercer a mesma atividade de antes ou, caso exerça, com mais dificuldades. Esse benefício é cessado quando o segurado se aposenta.

  • Publicações4569
  • Seguidores502609
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53804
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pensao-por-morte-pode-ser-acumulada-com-outro-beneficio/1899560

Informações relacionadas

Scherer Advocacia, Advogado
Artigoshá 3 anos

Posso receber pensão por morte e auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) ao mesmo tempo?

Dr Carlos Roberto Fares, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

O beneficiário do BPC (Loas) pode receber pensão por morte?

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 3 anos

Transferência de pensão por morte a outro dependente

BPC LOAS: Pode ser acumulado com outros benefícios? Descubra agora!

Modelo de contrato de aluguel simples word para preencher - Atualizado

33 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde. Aposentado por invalidez falecer o conjuge tem direito á pensao por morte? mesmo que o conjuge trabalhe?

obrigada continuar lendo

Boa noite minha sogra recebe auxilio idoso agora vai receber pensão por morte do meu sogro veio a seguinte mensagem no requerimento da pensão por morte (pagamento concomitante indevido) o que é isso? continuar lendo

Trabalhei 7 anos tenho depressão pressão alta sou diabética tomo remédio controlado porque quando falam algo que me irrita passo mal até bater na pessoa posso pedir auxílio doença continuar lendo

Boa tarde... Quem recebe auxílio idoso e ficou viúva pode receber a pensão de morte do falecido mais o auxílio idoso? continuar lendo

Sim, mas perde o BPC, porém se a pensão por morte for vitalícia vale mais a pena, pois possui o 13º salário e tem maior garantia de permanência continuar lendo