Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    V Simpósio de Direito de Família e Sucessões aborda conflitos familiares e soluções por meio do diálogo

    O evento vai promover a discussão de efetivas soluções de conflitos
    ligados às relações familiares



    Nos dias 15 e 16 de maio acontece, em São José dos Campos, São Paulo, o V Simpósio de Direito de Família e Sucessões, promovido pelo IBDFAM/SP. De acordo com Maritza Franklin Mendes de Andrade, coordenadora do Núcleo Regional do IBDFAM em São José dos Campos, os temas que serão objeto de debate abordam as novas perspectivas para a solução de conflitos nas relações familiares.

    Segundo Maritza, os conflitos mais delicados no Direito de Família são aqueles que envolvem menores de idade. “Os menores de idade ainda possuem a personalidade sendo formada e denotam extrema vulnerabilidade, requerendo atenção especial”, disse.

    Para ela, a principal solução para conflitos familiares é, sempre que possível, aquela alcançada pelas partes envolvidas no conflito. “Sem dúvida, sempre que possível, são as pessoas mais aptas a chegarem às soluções, precisando, na maioria das vezes, da ajuda de terceiro (s) que as auxiliem a enxergar a situação vivida, o que está por trás daquele conflito, e a trilhar um caminho para o diálogo, que permitirá alcançar uma solução em que ambos saiam ganhando, e não um ganhando e o outro perdendo. Isso garantirá o cumprimento do que foi decidido”, reflete.

    No primeiro painel, será abordada a “Oficina de Pais e Filhos”, projeto que auxilia os pais e os filhos (adolescentes e crianças) a enfrentarem as consequências do divórcio, reduzindo traumas decorrentes das mudanças nas relações familiares. No segundo painel serão discutidas as opções apresentadas pelos cartórios extrajudiciais para a solução de conflitos familiares; fora, portanto, do Judiciário. Em seguida, no terceiro painel, serão abordadas as práticas colaborativas em conflitos familiares, como procedimento não adversarial, em que as partes, juntamente com seus advogados e, se necessário, demais profissionais, desenvolvem opções e negociam soluções compartilhadas, sem precisar recorrer ao Judiciário. No segundo dia do evento, os dois últimos painéis terão como tema a mediação.

    O público esperado para o V Simpósio de Direito de Família e Sucessões é de 150 pessoas, entre profissionais que atuam com o Direito e pessoas que tenham interesse em debater e se aprofundar no estudo das novas técnicas e propostas existentes para a abordagem de conflitos, em especial os familiares.

    • Publicações4569
    • Seguidores502606
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/v-simposio-de-direito-de-familia-e-sucessoes-aborda-conflitos-familiares-e-solucoes-por-meio-do-dialogo/186147118

    Informações relacionadas

    Alice Bianchini, Advogado
    Artigoshá 13 anos

    Com que frequência e idade as mulheres sofrem violência doméstica? Com a palavra, a vítima

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)