Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Adin 5.422: o posicionamento contrário do IBDFAM à incidência de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia

    Atualmente, a Lei 7.713/1988 do Código Civil classifica a prestação de alimentos como “rendimento bruto” e, em seu artigo , § 1º, determina que este seja declarado, assim como “todo o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos [...] e ainda os proventos de qualquer natureza, assim também entendidos os acréscimos patrimoniais não correspondentes aos rendimentos declarados”. O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) é contra a incidência de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia e, por isso, propôs a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 5.422, sob o entendimento de que a cobrança é uma “afronta à dignidade do alimentário e penalização à parte hipossuficiente”.

    No documento, que se encontra concluso ao Ministro Dias Toffoli desde o ano passado, o IBDFAM apresenta dois motivos para justificar a Ação: 1) pensão não pode ser considerada renda e muito menos acréscimo patrimonial como previsto no Código Tributário Nacional. A incidência de IR em pensões alimentícias está dissociada do fato gerador da incidência tributária; 2) se o fato gerador do imposto de renda é o aumento do patrimônio do contribuinte, nada justifica a tributação em pensão alimentícia, que é verba de subsistência, e cuja renda já foi devidamente tributada quando ingressou no acervo do devedor de alimentos.

    Rolf Madaleno, advogado, mestre em Processo Civil e diretor nacional do IBDFAM comenta o assunto. Confira:



    Considero a incidência do Imposto de Renda sobre a pensão alimentícia uma grande e inaceitável injustiça. Não consigo concordar com qualquer ideia neste sentido. Basicamente, o IR deve incidir sobre renda (aluguéis e rendas de capital, por exemplo) e proventos (salário, honorários, dividendos, pro labore, dentre outros). A base de cálculo do imposto é o acréscimo patrimonial, o ganho efetivo havido no período de apuração, e incide sobre a riqueza nova recebida, resultando em uma variação patrimonial positiva.

    Ausentes dotes novos ou acréscimo patrimonial, o imposto não é devido, porque não é qualquer entrada de dinheiro no patrimônio da pessoa física ou jurídica que representa renda, provento ou lucro tributável – e fatos que não configurem renda nem proventos de qualquer natureza, não podem sofrer a incidência do imposto de renda. Tanto é que, em uma família na qual a esposa é dona de casa e os filhos são dependentes financeiros, sendo o esposo o único provedor e destinatário de rendas ou proventos, é ele quem paga o imposto de renda. Mas seus filhos e sua esposa, que são seus dependentes e moram todos no mesmo lar, não pagam o imposto, porque a renda familiar já foi tributada quando chegou às mãos do provedor.

    Curiosamente, tudo adquire nova coloração tributária caso o provedor se divorcie ou se separe da esposa e dos filhos, e estes, que antes eram dependentes financeiros do esposo, continuam exatamente do mesmo modo, sendo dependentes financeiros do provedor de sempre. Os pais e filhos não mais vivem sob o mesmo teto, e a assistência material de antes adquire o status de pensão alimentícia, que nada difere do auxílio alimentar, prestado antes de forma direta pelo marido e pai provedor, provavelmente até em quantidade maior e mais generosa do que a pensão alimentícia.

    E este é o dado cruel e perverso, pois com a separação dos pais, e os filhos indo viver com a mãe, todos continuam sendo dependentes financeiros do provedor, o titular da renda e dos proventos – que já pagou o imposto de renda pelos ganhos e proventos que recebeu. Entretanto, estranhamente, seus dependentes – que agora recebem pensão em valores menores que no passado, e não mais usufruem do padrão de vida antes por todos comungado – são obrigados a ver seus alimentos altamente tributados, podendo chegar até quase um terço (27,5%) do valor da pensão alimentícia, justamente quando menos ganham e mais se afastam do padrão financeiro que costuma cair drasticamente com a separação dos pais.





    Não bastasse esta brusca queda, ainda são taxados e premiados com a incidência do imposto de renda, quando não há, de fato, renda nova, porque o rendimento é o mesmo – aquele recebido pelo trabalho ou pelos negócios e investimentos do provedor, que é quem sempre repassou parte destes recursos para a manutenção de sua família e que continua mantendo-a dependente, agora, por meio da expressão “pensão alimentícia”. E somente o nome “alimentos” sugere se tratar de riqueza nova e passível de tributação, quando respeita a mesma renda familiar, que sempre foi uma só e que não era tributada duas vezes quando repassada à mulher e filhos – morando todos sob o mesmo teto e que, pelo efeito do divórcio ou da separação, é violentamente tributada, justamente quando os alimentos se tornaram um mínimo existencial.

    • Publicações4569
    • Seguidores502609
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações804
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adin-5-422-o-posicionamento-contrario-do-ibdfam-a-incidencia-de-imposto-de-renda-sobre-pensao-alimenticia/438374987

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5422 DF XXXXX-95.2015.1.00.0000

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Prezados,

    Como faço para entrar com uma ação contra a receita federal para não pagar imposto de renda sobre a pensão alimentícia que meus filhos recebem. No ano de 2017 tive que pagar imposto de renda e não terei nada de restituição,. Coisa que sempre tive quando estava casada.
    Como posso arcar com o pagamento de R$ 5.000,00 de IRRF, sendo que já pago escola, plano de saúde, financiamento da casa e do carro, todas as demais despesas de uma casa como água, luz, telefone, gás, internet, IPTU, IPVA, seguro da casa e do carro, supermercado, vestuário e outros, sendo que tive mais de R$ 30.000,00 de IRRF retido na fonte em 2017?
    Preciso de orientação urgente, pois acabei parcelando em 60 meses o imposto a pagar e no ano que vem terei que pagar de novo.
    É injusto, porque desde a separação o padrão de vida meu e dos meus filhos caiu. É um assalto do governo na hora que as famílias mais precisam. continuar lendo