Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Entidades lançam campanha 20 passos do advogado colaborativo na mediação

    O Instituto Proteger, o Dialog e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) lançam, nesta quarta-feira (31), a campanha "20 passos do advogado colaborativo na mediação". A campanha está fundada em três pilares estratégicos: informativo, pedagógico e inclusivo. De acordo com a coordenadora do projeto, a advogada e mediadora de conflitos, Ísis Boll de Araújo Bastos, o objetivo é promover informação acerca da mediação para apresentar as vantagens e fundamentos do procedimento aos profissionais do Direito. “Com o caráter pedagógico a campanha propõe uma conscientização a respeito da importância da mediação e desses profissionais no contexto colaborativo, alcançando o terceiro pilar, o inclusivo, que é de trazê-los como atores fundamentais na construção do paradigma autocompositivo”, disse.

    Para a advogada Melissa Telles Barufi, presidente do Instituto Proteger e da Comissão Nacional de Infância e Juventude do IBDFAM, apesar de a mediação ter recebido um importante destaque com a entrada em vigor do Código de Processo Civil de 2015, “sabemos que é necessário que cada um faça a sua parte. E o advogado é uma parte de suma importância e totalmente indispensável para que esta cultura autocompositiva seja alcançada”, disse. Segundo ela, a maior vitória e também o maior desafio para o advogado familista, frente aos conflitos familiares que envolve criança e adolescente, é conseguir fazer com que os adultos percebam o quanto o conflito traz de consequências negativas para o desenvolvimento dos filhos, e, com esta consciência, assumam uma nova postura, no mínimo de respeito para que os menores possam se desenvolver dentro de uma estrutura de paz, harmonia e afeto.

    Os resultados esperados, para Barufi, são a adesão e o comprometimento dos advogados com a mediação. “Além disso, serem também os interlocutores dessa campanha por meio de ações conjuntas com os mediadores. Com essa união, espera-se que para o próximo ano a campanha seja reeditada com novos frutos e ações, agregando esses profissionais e atingindo novos espaços de diálogo”, garantiu.

    Melissa Barufi afirma que é importante conscientizar os profissionais sobre a mediação para o fortalecimento do instituto e para que a mediação seja reconhecida como mais um caminho na atividade advocatícia, ou seja, uma ferramenta que faz parte da atuação profissional do advogado diante das mudanças culturais promovidas pelo paradigma autocompositivo. “Para que essa cultura se torne realidade viva dentro do contexto jurídico justifica-se a mobilização dessa campanha”.

    A entrada ao evento, que acontece às 19 horas, na Cantina Famiglia Facin, em Porto Alegre, é gratuita e será seguida de jantar por adesão.

    Veja, abaixo, os 20 passos do advogado colaborativo na mediação:

    • Publicações4569
    • Seguidores502609
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entidades-lancam-campanha-20-passos-do-advogado-colaborativo-na-mediacao/379292938

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)