Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direito de Família itinerante em Minas Gerais

    O Projeto Justiça de Família itinerante, idealizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IIBDFAM), foi criado para levar soluções e esclarecimentos sobre o Direito de Família a diversas regiões. Em sua primeira fase, o Justiça de Família Itinerante irá levar promotores de Justiça e operadores do Direito ao bairro Barreiro, em Belo Horizonte, para resolver conflitos de família e levar atualizações da área para os moradores da região, tais como divórcio, guarda dos filhos e pensão alimentícia.

    A promotora de Justiça Raquel Pacheco Ribeiro de Souza, sócia do IBDFAM e idealizadora do projeto, está confiante em relação aos resultados. "O projeto ainda está em fase experimental, mas com certeza será um sucesso. A ideia é levar não somente promotores de Justiça, mas também psicólogos, assistentes sociais, juízes, pessoas do cartório de registro para a realização de casamentos, orientadores jurídicos e profissionais ligados ao IBDFAM, pois o Instituto sempre sai à frente, divulgando coisas novas e iniciativas como esta", explica a promotora.

    O atendimento é gratuito e o projeto conta com infraestrutura própria. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) também se tornou parceiro na empreitada. "Queremos aproximar os operários do Direito de Família do povo e tentar levar uma resposta para os conflitos familiares, divulgar as novidades na área e dar mais visibilidade à família. Vamos buscar ainda mais parceiros para viabilizar o Justiça de Família Itinerante em outros lugares", completa Raquel.

    Segundo a promotora, o Barreiro foi o primeiro lugar escolhido pela vulnerabilidade social e pela demanda nessa área."As pessoas ali são carentes de informações nesta área e encontramos conflitos familiares que podem ser resolvidos através até mesmo de mediação ou conciliação, sem a necessidade de um litígio na Justiça", explica. Além disso, muitas questões podem se resolvidas pelos profissionais voluntários que estarão nas comunidades junto ao projeto, sem a necessidade de se levar a questão aos tribunais.

    Barreiro Dentre os objetivos do Justiça de Família Itinerante estão regularizar a guarda de crianças e adolescentes, dar oportunidade aos pais que querem pagar pensões alimentícias atrasadas, registros e visitas dos filhos, orientações sobre união homoafetiva, promover acordos sobre pensão, guarda e visita e dar informações sobre questões que envolvam a família.

    O programa itinerante estará no bairro Barreiro, no dia 11 de novembro, na Av. Afonso Vaz de Melo (em frente ao restaurante popular do Barreiro, próximo à PLIC) de 9 às 17 horas.

    Além do IBDFAM, são parceiros do MP: TJMG, Defensoria Pública, Associação Mineira de Terapia da Família, Associação Brasileira de Ouvidores e Ordem dos Advogados do Brasil.

    • Publicações4569
    • Seguidores502607
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-de-familia-itinerante-em-minas-gerais/2896317

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)