Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Filha de homem falecido omite união estável do pai e é condenada por litigância de má-fé

Filha de segurado falecido do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) teve condenação por litigância de má-fé mantida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRT3). O Tribunal negou provimento à apelação em que ela pleiteava pensão por morte de seu pai e em que havia negado que ele teve uma companheira, também ré na ação.

O desembargador federal Souza Ribeiro, relator na ação da 9ª Turma do TRF 3, observou que existem provas de que por um longo período o segurado manteve relacionamento estável e com intuito de constituir família, o que era de conhecimento de sua filha, que omitiu a informação na ação judicial. O desembargador relatou em seu voto que o irmão da autora da ação havia declarado que ela não só sabia da existência da companheira do pai deles, como fizera uma visita às vésperas do óbito do segurado à casa onde ele convivia em união estável com a companheira. Souza Ribeiro afirmou que, ao negar a existência do relacionamento estável de seu pai, além de prejudicar a corré no seu direito à pensão, a filha não só agiu de má-fé processual como induziu a erro a máquina judiciária, com o objetivo de receber a pensão integral, mesmo sabendo que não possuía este direito.

O relator concluiu que estava bastante clara a manipulação dos fatos por parte da autora, que omitiu e mentiu sobre seu conhecimento da união estável mantida pelo falecido e a corré, visando a garantia do direito a pensão por morte de seu pai. Com este contexto, o desembargador decidiu pela manutenção da sentença de improcedência do pedido inicial e a respectiva condenação por litigância de má fé atribuída à apelante. Para o professor Christiano Cassettari, diretor do Instituto Brasileiro de Direito de Família de São Paulo (IBDFAM/SP), a decisão foi acertada, pois se a pessoa sabia da existência da união estável e mesmo assim faz um pedido em ação judicial para obter determinada vantagem, negando a sua existência, se caracteriza uma má fé processual, pela existência de um venire contra factumproprium, ou seja, um comportamento contraditório, que é vedado pelo nosso ordenamento jurídico, por se utilizar do Poder Judiciário de maneira desarrazoada, fato que não podeexistir.

“A litigância de má fé é uma forma de abuso de direito do acesso ao Judiciário, onde a pessoa pleiteia algo que não tem direito, evidenciando que está tentando enganar o juízo com algo que não corresponde com a verdade. Essa conduta deve ser reprovada e punida com uma responsabilização civil em forma de multa pecuniária”, garantiu.

  • Publicações4569
  • Seguidores502609
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações677
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filha-de-homem-falecido-omite-uniao-estavel-do-pai-e-e-condenada-por-litigancia-de-ma-fe/151177618

Informações relacionadas

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Domicílio (Art. 70 do Código Civil):

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 7 anos

Reconhecimento de união estável após a morte: como fazer?

Andressa de Assis, Advogado
Modeloshá 10 meses

Contestação em ação de reconhecimento de união estável post mortem

Amanda Sena Santana, Advogado
Artigoshá 2 anos

A união estável pode ser reconhecida no processo de inventário?

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX-87.2022.8.13.0000 MG

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gosto muito de ver o mentiroso punido. continuar lendo

Conheço um caso parecido. A mulher abandonou o marido e dois filhos pequenos, após mais de 20 anos vivendo maritalmente com outro homem, por ocasião da morte do pai de seus filhos abandonados a infeliz entrou com o pedido de pensão por morte junto ao INSS. Graças a Deus, o falecido, quando abandonado havia procurado a justiça e formalizado o divórcio. É óbvio que a impostora teve seu pedido negado por vários motivos, mas o principal foi devido ao divórcio. Quem age de má fé tem que de ferrar sempre. continuar lendo