Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Turma do STJ libera homem de pagar pensão a ex-mulher depois de 18 anos

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça liberou um homem de pagar pensão à ex-mulher, por entender que o pagamento de pensão não pode servir para estimular o ócio ou o enriquecimento sem causa. A ex-mulher recebeu o benefício por mais de 18 anos, mudou-se para outro país e conseguiu um novo emprego.

O caso chegou à Corte após o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPA) manter a pensão para que a mulher ficasse desamparada depois de ter auxiliado o ex-marido na manutenção do lar do casal. A mulher passou a morar nos Estados Unidos e alegou que não ganha o suficiente para manter a própria sobrevivência.

A ministra e relatora do recurso Nancy Andrighi, explica que a obrigação do pagamento deve considerar a capacidade para o trabalho da pessoa que recebe a pensão e o tempo decorrido entre o início do pagamento e o pedido de desoneração. A mulher recebeu a pensão por mais de 18 anos, e a ministra constatou que este tempo foi suficiente para que seguisse a vida sem o apoio financeiro do ex-marido.

De acordo com Andrighi, o ideal é a fixação da pensão por prazo determinado, até que seja possível a adaptação do ex-cônjuge à nova realidade imposta pela separação, havendo exceção em casos de incapacidade física duradoura ou impossibilidade prática de obter trabalho.

O advogado Rolf Madaleno, diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), acredita que a decisão da ministra Nancy Andrighi está exatamente na direção da igualdade constitucional reconhecida na Carta Política de 1988, quando acenou não apenas pela igualdade de direitos, deveres e de oportunidades, mas também sinalizou para a igualdade de esforços, dado que homem e mulher têm ciência constitucional de que devem se mover para o provimento de suas necessidades, pois este é o dever de toda pessoa adulta e capaz. “Em dezoito anos de separação muito tempo foi despendido para que a mulher fosse ao encalço de sua independência financeira, pois a ociosidade nem de longe caracterizava o modo de vida da alimentanda, que circulou pelo mundo, conquistou novos horizontes e construiu novos relacionamentos, mostrando quão saudável e intensa sua disposição para a vida, não fazendo nenhum sentido que deixasse de deslocar esta mesma energia e dinâmica na conquista de seu crescimento profissional”, diz.

Madaleno ainda aponta que, em tempos onde até os aposentados seguem trabalhando só para não se sentirem ociosos e inúteis, salvo situações especiais, soa despropositada a precoce “aposentadoria conjugal”.

  • Publicações4569
  • Seguidores502609
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações408
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-do-stj-libera-homem-de-pagar-pensao-a-ex-mulher-depois-de-18-anos/135566682

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)