Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Câmara analisa PL que proíbe demissão sem justa causa de vítima de violência doméstica e familiar

O Projeto de Lei 6883/13 está sendo analisado na Câmara dos Deputados e tem como objetivo proibir a demissão arbitrária ou sem justa causa, após o retorno ao trabalho, das trabalhadoras vítimas de violência doméstica e familiar no período de um ano.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) já dispõe que o juiz pode determinar que a mulher vítima de violência doméstica e familiar seja afastada do local de trabalho por um período de até seis meses, com a manutenção de seu vínculo empregatício, e esta medida visa afastar a mulher trabalhadora de seu agressor, dificultando que este a localize. No entanto, de acordo com o texto, a lei não dispõe sobre o efeito do afastamento do trabalho, se há suspensão ou interrupção de seu contrato de trabalho. É garantida apenas a manutenção do vínculo empregatício. Na justificativa do projeto de lei, de autoria da deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), essa garantia à época foi um grande avanço, mas ainda pode ser aprimorada. O afastamento, determinado por juiz, suspende o contrato de trabalho, garantindo o tempo de serviço da trabalhadora, o que não ocorre durante a interrupção do contrato.

O aumento do período de estabilidade é fundamentado na percepção de que é um período extremamente delicado para a mulher vítima de violência doméstica. Segundo Raupp, a vítima de violência doméstica e familiar “precisa se reerguer, se reestruturar, se sentir segura, ao menos quanto ao seu sustento. Assim, deve ser garantido o seu emprego, somente podendo ocorrer a sua demissão em caso de falta grave, nesse período.

  • Publicações4569
  • Seguidores502609
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações189
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-analisa-pl-que-proibe-demissao-sem-justa-causa-de-vitima-de-violencia-domestica-e-familiar/134640412

Informações relacionadas

Antonia Ximenes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Dispensa Discriminatória. Quando ocorre e quais são seus direitos?

Artigoshá 7 anos

A repercussão da Lei Maria da Penha nos contratos de trabalho

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)