Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Guardião de fato é equiparado a guardião judicial para fins previdenciários

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) concedeu pensão por morte a um menor, que vivia sob a guarda de um agricultor falecido. Ainda que não oficialmente adotado, a corte considerou que o adolescente era dependente econômico e tinha direito ao benefício. Atualmente, o beneficiário está com 20 anos de idade, e deverá receber os valores retroativos à data do óbito do segurado, 1º de outubro de 2005, com juros e correção monetária.

A ação buscando o benefício para o menor foi movida pela viúva do agricultor em julho de 2007, dois anos após a morte do companheiro. Na época, o menor tinha 13 anos. Ela alegou que o casal mantinha união estável há mais de 20 anos e que criavam o menor desde seu nascimento, pois este teria sido rejeitado pela mãe biológica. O agricultor era o responsável pelo sustento da família. Conforme o INSS, não teria ficado comprovado dependência econômica do menor. A turma, entretanto, considerou as provas testemunhais como suficientes. Para o desembargador Celso Kipper , relator, o agricultor, guardião de fato, era efetivamente o responsável pela assistência material, moral e educacional do menor de idade e portanto, deveria ser equiparado a guardião judicial, para fins previdenciários.
  • Publicações4569
  • Seguidores502612
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações209
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guardiao-de-fato-e-equiparado-a-guardiao-judicial-para-fins-previdenciarios/127053167

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)